A partir desta sexta-feira, 13/11/2020, a Santa Casa de Itapira passa a atender pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.
O Pronto Socorro da Santa Casa, respeitando os protocolos necessários, agora está apto a concentrar os atendimentos de todos os tipos de casos, enquanto o Pronto Socorro Respiratório que estava montado temporariamente ao lado será desativado.
Dentro da Santa Casa, os profissionais indicarão aos pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 os locais específicos para os atendimentos. O Pronto Socorro está adaptado para atender todas as patologias com toda segurança. A enfermaria e a U.T.I. para estes casos foram adequadas e alocadas em locais específicos, em atendimento aos protocolos dos órgãos competentes.
No início da pandemia, o hospital firmou uma parceria temporária para ampliação de seu convênio com a Secretaria Municipal de Itapira e todos os casos confirmados e suspeitos com Covid-19 passaram a ser atendidos de forma concentrada no Hospital Municipal. A Santa Casa abriu seu Pronto Socorro Respiratório e, em caso de necessidade, encaminhava os pacientes para o serviço público municipal de atendimento da saúde.
Reforçando seu compromisso com a comunidade itapirense, durante a fase mais crítica da pandemia, a Santa Casa passou a disponibilizar gratuitamente cinco leitos de UTI por dia para atendimento de outras patologias encaminhadas pelo Hospital Municipal, além de locar um tomógrafo por quatro meses para o Hospital Municipal e doar 800 testes rápidos de Covid-19 e 500 Dimero+.
Com o encerramento da ampliação do convênio com o município e pela redução de casos de uma forma geral, o atendimento dos suspeitos e confirmados com Covid-19 não serão mais centralizados e a população passa a ter mais uma opção de atendimento.
A Santa Casa e todos os profissionais se prepararam para este momento, mas só com a união e respeito de toda a comunidade será possível conter a pandemia com os menores impactos possíveis. O uso de máscara é indispensável e as outras medidas devem ser respeitadas, como a higienização constante de mãos e o distanciamento para qualquer tipo de interação.