Alinhado ao plano de contenção do Coronavírus em Itapira e atento as outras enfermidades da população de toda a região, a Santa Casa contribuirá no controle da pandemia do Covid-19 das seguintes formas:
• Funcionamento de dois Prontos Socorros paralelos, um geral e outro respiratório que concentrará o atendimento de pessoas com sintomas gripais e de Coronavírus. O Pronto Socorro Respiratório está funcionando das 9h às 21h de segunda a sexta-feira, enquanto o Pronto Socorro geral está funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana.
• Encaminhamento ao Hospital Municipal e transporte de casos suspeitos ou confirmados com Covid-19 e com necessidade de internação.
• Concentração de internações e tratamentos exclusivos de pacientes particulares ou com convênios atendidos pela Santa Casa e que estejam com outras enfermidades não relacionadas ao Covid-19, contribuindo na contenção do avanço do Coronavírus e proteção de pacientes com outras enfermidades e funcionários. Os pacientes atendidos pelo SUS e que estejam com outras enfermidades continuarão sendo atendidos no Hospital Municipal.
• Disponibilização de 5 leitos de UTI por dia na Santa Casa para que o Hospital Municipal faça encaminhamentos de casos com outras enfermidades de forma gratuita, inclusive com cobertura de supostas cirurgias para estes pacientes, em caso de necessidade.
• Doação de 800 testes rápidos de Covid-19 e 500 Dimero-D+ para o Hospital Municipal.
• Locação de um tomógrafo para o Hospital Municipal durante quatro meses.
Desta forma, a Santa Casa torna-se referência na região para atendimento com segurança de outras enfermidades, assim como outros hospitais instalados em cidades com mais de um hospital.
As cirurgias eletivas e exames, que estavam suspensos desde o fim de março em sua totalidade, voltarão, aos poucos, a serem realizados, mas sempre respeitando os parâmetros de segurança para contenção do Covid-19.
Todos os materiais de proteção doados por empresas e pessoas de nossa comunidade continuarão a ser utilizados pelos nossos profissionais como proteção e os recursos financeiros já recebidos irão auxiliar o projeto de filantropia com os custos de materiais e equipamentos que serão disponibilizados gratuitamente ao município.
As medidas foram tomadas após minucioso estudo junto às autoridades municipais de saúde que uniram o que melhor cada um dos hospitais pode oferecer para que a população tenha, em meio a esta pandemia, o melhor atendimento possível, seja para pessoas com Coronavírus ou com outras enfermidades.