1899 - Início
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, instituição filantrópica, foi fundada em 24 de dezembro de 1899 com a finalidade de servir a comunidade itapirense e manter um hospital exercitando caridade.
1900 - Estatutos regimentais
No dia 1 de janeiro de 1900 aprovou-se o Compromisso da Irmandade elegendo-se a mesa diretora com quarenta e duas pessoas, tendo como primeiro Provedor da Instituição o Dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa.
Esse “Compromisso” era, na verdade, os estatutos regimentais da Santa Casa, composto de 13 títulos e 106 artigos.
1908 - Construção (primeira parte)
Em 2 de junho de 1908 inaugurou-se o primeiro pavilhão do hospital.
1915 - Construção (segunda parte)
Demais pavilhões foram concluídos.
1961 - Grande reforma
Em 1961 iniciou-se uma grande reforma na Santa Casa, os prédios antigos foram demolidos e novos edifícios foram construídos para aumentar a quantidade de leitos atendidos e melhorar os serviços prestados à população de Itapira.
Desde sua fundação, a Santa Casa de Itapira tem proporcionado inúmeros benefícios na área da saúde, garantindo um atendimento de ótima qualidade à população.
Atualmente
Destaque na região
Hoje, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira é um Hospital Filantrópico Geral de médio porte, com 54 leitos destinados à assistência médico-hospitalar, atendendo também cidades vizinhas e do sul de Minas Gerais.
Instalada em uma área total de 16.000 m², com aproximadamente 12.400 m² de área construída, conta com uma equipe profissional de 60 médicos no seu Corpo Clínico e aproximadamente 229 funcionários.
A Santa Casa destaca-se pelo atendimento clínico, cirúrgico e obstétrico, atendimentos em urgência e emergência e UTI adulto, além de manter ambulatórios em ortopedia e dor crônica. Conta ainda com serviços de diagnósticos na área de análises clínica, endoscopia e diversos exames de imagem.
Em parceria com o município, a Santa Casa de Misericórdia de Itapira disponibiliza profissionais para o atendimento gratuito no CAPS.
0
m²
Área construída
0
Funcionários
0
Médicos
0
Leitos