No dia 01 de outubro comemoramos uma data em homenagem a experiência, o Dia do Idoso.
Junto a nutricionista aqui da Santa Casa de Itapira, Simoni Zacchi Bosso, preparamos algumas dicas importantes de alimentação especialmente para quem está na melhor idade.
A partir de uma certa idade, algumas mudanças vão sendo notadas no corpo, influenciadas, principalmente, pelo estilo de vida adotado até esta fase e pelas heranças genéticas. Alguns exemplos são: menos apetite, digestão lenta e acumulo de gases, ritmo mais lento para as atividades diárias e maior risco de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Para minimizar estas mudanças, podem ser adotados alguns hábitos saudáveis. Recomenda-se a realização de refeições com porções menores e várias vezes ao dia, a utilização de temperos naturais ao invés do sal, a redução no consumo de açúcar e o consumo de muita água, água-de-coco, sucos naturais e chá sem açúcar. Outra importante ação é a mastigação com calma.
Alguns dos alimentos mais indicados para a terceira idade são:
- Cereais integrais para facilitar o funcionamento intestinal e a prisão de ventre: arroz e pães integrais, granola, aveia e farelo de aveia;
- Comidas leves e nutritivas no jantar: sopa, legumes, saladas, grãos e carne branca;
- “Gorduras do bem”: linhaça, azeite extra virgem, castanha do pará e amêndoas;
- Alimentos com fontes de cálcio: gergelim, brócolis, folhas verdes escuras e linhaça;
- Alimentos com fontes de magnésio: grão de bico, banana, gergelim, castanha do pará;
- Frutas, verduras e legumes, variando suas cores também são benvindas.
É importante evitar alimentos refinados, como a farinha, pães brancos e bolachas. Outros alimentos que devem ser evitados são os que atrapalham a absorção de cálcio e magnésio, como o refrigerante, chá preto e bebidas alcoólicas.
Por fim, sugerimos a prática de atividades físicas com orientação profissional. Além de muitos momentos de lazer para promover a alegria e o bom humor.