O corpo humano é composto por dois rins que têm funções importantes para eliminar substâncias tóxicas do organismo, evitar inchaços e produzir hormônios e vitaminas essenciais para a boa qualidade de vida.
A falta de cuidados com estes órgãos leva ao quadro de insuficiência renal e que, muitas vezes, pode vir acompanhada de outras graves patologias, como a insuficiência cardíaca.
Dependendo ainda da gravidade da insuficiência renal é necessário a realização de hemodiálise ou até a cirurgia de transplante de rim.
As doenças renais crônicas nem sempre são causadas por hábitos de vidas não saudáveis, elas podem ser desenvolvidas, por exemplo, por condições genéticas.
Contudo, separamos algumas informações importantes sobre as principais funções dos rins, os dados referentes a quantia de casos das doenças crônicas, os sintomas e algumas dicas de bons hábitos que podem te ajudar a cuidar bem de seus rins. Confira.
Principais funções do rim no corpo humano
O rim tem basicamente três principais funções, são elas:
- Eliminar toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal, como ureia, creatinina e ácido úrico.
- Manter o equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando assim o aparecimento de edemas e controle da pressão arterial.
- Produzir hormônios, como a Eritropoetina (que participa na formação de glóbulos vermelhos), a Vitamina D (que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos) e a Renina (que intervém na regulação da pressão arterial).
Dados dos casos de insuficiência renal
A insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções e, consecutivamente, prejudica todo o funcionamento do corpo humano.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica está presente em 7,2% dos indivíduos acima de 30 anos e esta porcentagem pode chegar até a 46% das pessoas acima de 64 anos.
Só no Brasil, a estimativa é de mais de 10 milhões de pessoas tenham doenças renais crônicas, sendo 90 mil destas em tratamentos com diálise, número que cresceu em mais de 100% nos últimos anos.
Sintomas da insuficiência renal
A doença renal pode ser silenciosa, mas há muitos sintomas que podem estar ligados a insuficiência renal e que liga o alerta para que o indivíduo procure um médico nefrologista, como:
- Hipertensão arterial
- Urina muito clara, com sangue ou com espuma
- Edemas pelo corpo
- Anemia
- Sonolência ou cansaço
- Dores no peito
- Perda do apetite
- Náuseas e vômitos
- Cãibras
- Prurido(coceira)
- Perda de memória e falta de concentração
- Tremores
- Insônia
Há também alguns fatores de riscos que podem levar o indivíduo a desenvolver com maior facilidade doenças renais crônicas, como:
- Pessoas com diabetes (tipo 1 ou tipo 2)
- Pessoas hipertensas
- Idosos
- Portadores de obesidade
- Histórico de doença renais crônicas na família
- Histórico de doença do aparelho circulatório
- Tabagismo
- Uso de analgésico e anti-inflamatórios por longos períodos
Hábitos para prevenção de doenças renais
Para prevenir doenças renais é preciso aderir a hábitos saudáveis, como por exemplo:
- Diminua o consumo de sal nos alimentos, o máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia
- Beba bastante água
- Mantenha uma alimentação saudável
- Pratique exercícios físicos com regularidade
- Não fume
- Mantenha um peso adequado
- Meça a sua pressão arterial
- Cuidado na hora de utilizar algum medicamento, como analgésico e anti-inflamatório, tenha sempre a indicação médica
Cuide sempre de sua saúde e de seus rins. Em caso de qualquer sintoma procure por um médico nefrologista o mais rápido possível, realize os exames solicitados e, se necessário, faça os tratamentos indicados para que a doença não se desenvolva e você consiga viver com muita qualidade de vida.
Matéria desenvolvida pela profissional da Santa Casa de Misericórdia de Itapira:
Enf. Rosana Mantovani Corsini