Há mais de um ano vivemos um dos momentos mais delicados da saúde em nosso país e de nossa cidade.
Itapira já teve confirmada mais de duas centenas de mortes atribuídas a nova enfermidade e o número de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus continua em constante crescimento.
O avanço da doença será barrado apenas com a vacinação em massa, mas enquanto isto não ocorre é a comunidade que precisa contribuir com comportamentos coletivos e mudança na rotina. Uma pandemia é passageira, mas o tempo que teremos que conviver com ela e o impacto causado depende de cada um de nós.
Priorizar ambientes arejados, manter a distância mínima de 1,5m das outras pessoas, usar máscaras da forma correta, higienizar constantemente as mãos com álcool em gel ou água e sabão, não tocar olhos e bocas com as mãos e não participar de aglomerações ainda são as principais recomendações.
O nosso Pronto Socorro que atualmente está dividido em dois (com entradas independentes e equipe de atendimento separadas), sendo um específico para sintomas respiratórios (com funcionamento das 7h às 19h todos os dias da semana), recebe diariamente pessoas com Covid-19 e tantas outras suspeitas. Ir a um Pronto Socorro envolve riscos, mas também deixar de ir com sintomas graves pode representar um risco ainda maior a sua vida.
A divisão entre Pronto Socorro Geral e Pronto Socorro Respiratório ao longo da pandemia possibilitou que pacientes com enfermidades não respiratórias sejam atendidos com mais segurança. Desta forma, pacientes com traumas causados por acidentes ou então com dores no peito, pressão alta, formigamento e outras lesões ou sintomas não gripais podem procurar os serviços 24 horas por dia, mas claro que seguindo as orientações de convivência social, como uso de máscaras, independente se vacinados ou já curados da Covid-19.
Já pacientes com sintomas respiratórios é importante fazerem o isolamento social e buscarem os serviços para a testagem da Covid-19 em laboratórios ou farmácias especializadas.
O Pronto Socorro Respiratório deve ser buscado quando o paciente apresentar um ou mais dos seguintes sintomas, considerados mais graves:
- Febre alta com tosse
- Falta de ar
- Cansaço extremo para atividades simples, como tomar banho
Lembre-se que a procura pelos serviços pode estar alta no dia e horário que procurar. Nossa equipe tem se esforçado muito para atender a todos com excelência, mas contamos com a sua compreensão para possíveis demoras ou faltas de vagas, afinal estamos em plena pandemia.
Pequenas dores e incômodos não urgentes procure pelas consultas em ambulatórios médicos de Clínicos Gerais ou outras especialidades de acordo com a sua necessidade.
Sua atitude pode ser responsável pela sua vida e de outras pessoas também. Seja consciente, avalie riscos e na dúvida consulte os profissionais de saúde.