No dia 24 de dezembro de 1899 começava a história da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira que daria origem a criação do primeiro hospital itapirense.
Há mais de um século, um grupo de pessoas engajados com o desenvolvimento da cidade se reuniu no antigo e extinto Teatro Sant´Ana, no centro da cidade, para criar a sociedade que mais tarde seria responsável por erguer o prédio do hospital.
O primeiro presidente eleito pela Irmandade foi o capitão Bento da Rocha que conduziu, alguns dias depois, em 1º de janeiro de 1900 a reunião para assinatura do documento que instituía a construção do hospital, chamado de “Compromisso da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira”.
Iniciava ali um trabalho que envolveu os esforços de muita gente para arrecadação das verbas necessárias que as atividades hospitalares exigem. O Provedor do hospital naquele ano, Paulo Barbosa, lavrou o termo de abertura de um Livro de Ouro, no qual registrou-se os compromissos dos donativos para o hospital.
Após a compra do terreno, no mesmo local que hoje ainda se encontra a Santa Casa, as obras foram iniciadas em 1906 e, por fim, no dia 02 e julho de 1908, o hospital foi inaugurado.
Atualmente a Irmandade é composta por 45 pessoas e é presida pelo também Provedor do hospital, Jurgen Alexander Borchat. Desde 2013, com aval da Irmandade, a administração do hospital também conta com a honrosa contribuição da OSCIP Irmã Angélica.
O histórico conjunto de esforços sempre foi essencial para manter o hospital ativo. Desde seus primórdios, muitas pessoas da sociedade se sensibilizaram por entenderam o quão importante é para uma comunidade ter serviços médicos e de enfermagem locais para emergências e tratamentos de diferentes patologias.
Por muitos anos, a Santa Casa foi a única instituição da cidade a promover atendimento gratuito de saúde à comunidade. Com a chegada de outros serviços de saúde mantidos pelos órgãos governamentais, a Santa Casa passou a atender de forma particular e por meio de convênio sem visar lucros. Mesmo assim, manteve-se com a prática ética de atendimentos médicos, dando todo suporte à Secretaria Municipal da Saúde.
Hoje em dia, a Santa Casa tem convênio firmado com o munícipio para disponibilização de até dois leitos de UTI diariamente. Além disto, mantem um programa filantrópico que atende, de forma gratuita, mais de 800 crianças da cidade que frequentam 16 entidades assistências e que se enquadram em um perfil socioeconômico. Este atendimento inclui desde consultas regulares com pediatra e exames, até atendimentos em Pronto Socorro, internações e, se necessário, cirurgias.
Nos últimos anos, os serviços prestados diretamente ao município, como UTI e atendimentos às crianças da filantropia são responsáveis pela economia anual de aproximadamente R$ 1.500.000,00 da cidade, o que mostra sua importância social para Itapira.
O hospital também emprega atualmente mais de 210 pessoas, além de movimentar a economia com fornecedores, terceiros, prestadores de serviços e ser referência para um Corpo Clínico com mais de 115 médicos de 30 especialidades.
A Irmandade, nos últimos anos, vem apoiando a Santa Casa neste planejamento de modernização para continuar sempre a disposição da comunidade e proporcionar ações de saúde com excelência, respeito e humanização.