Na tarde desta sexta-feira, 20 de dezembro de 2019, foi realizada uma missa na capela da Santa Casa e, em seguida, foi servido um café em agradecimento e reconhecimento ao trabalho centenário desenvolvido pelas irmãs em Itapira.
Na cidade se dedicaram, inicialmente, as atividades de cuidado aos enfermos na Santa Casa e, posteriormente, na assistência às crianças e famílias carentes no Lar São José.
Durante todo esse tempo, as religiosas buscaram oferecer seus serviços pautados no carisma de sua Congregação Religiosa, que é o de cuidar dos que foram privados do amor materno.
Segundo a Irmã Maria Elena Guariento, supervisora providencial das irmãs, “experimentamos a acolhida carinhosa da população de Itapira, bem como o respeito, a colaboração, e o apoio dos profissionais e administradores da Santa Casa que foram fundamentais para que pudéssemos desenvolver nossa missão.”
Na Santa Casa foram inúmeras as religiosas que atuaram levando amparo e solidariedade aos que procuravam por serviços de saúde. Destacaram-se, particularmente, duas delas: Irmã Angélica e Irmã Odila. Ambas falecidas, mas que deixaram para todos a marca da dedicação, do carinho e do amor materno.
A Irmã Maria Elena ainda ressalta que “nesse momento, sentimos que está se encerrando o tempo de permanência em Itapira, tanto na Santa Casa como no Lar São José, mas continuaremos atuando em regiões mais carentes de nosso país, abrindo e fortalecendo outras frentes de missões.”
A Santa Casa reconhece todo o esforço e carinho com que as Irmãs sempre trabalharam em nossa cidade e terá para sempre em sua história a imensurável contribuição e legado da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário.
A missa e o café em despedida às Irmãs foram repletos de gestos de amor, belas palavras e muito carinho, tanto por elas, como por seus admiradores e amigos que tiveram a honra de compartilhar de seus dias de missões em nossa cidade.