Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão arterial atinge 30 milhões de brasileiros e o dia 26 de abril foi escolhido nacionalmente para conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para a sua prevenção. Logo, para você, que está lendo esta matéria, recomendamos que faça a aferição da sua pressão ainda hoje e, se possível, não deixe para amanhã as mudanças irão tornar o seu estilo de vida mais saudável e, consecutivamente, prevenir a hipertensão.
Segundo o cardiologista do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, Dr. João Carlos de Oliveira, é considerado Hipertensão Arterial quando as cifras tensionais se elevam acima dos níveis ideais e de forma sustentada, ou seja, igual ou acima de 140 x 90 até os 65 anos e 150 x 90 após os 65 anos. O ideal é manter a pressão arterial sempre menor ou igual a 120 x 80.
Mais de 90% dos casos de hipertensão são os chamados primários, familiares ou idiopáticos e a minoria dos casos são os secundários com causa determinante, como: renal, suprarrenal, tireoide, hipófise, apneia do sono, obesidade, alcoolismo, uso de anti-inflamatório, pílula anticoncepcional, entre outros.
Para prevenção da hipertensão, os grandes aliados são as dietas controladas e a prática de atividades físicas regulares, como, por exemplo, a prática de três a cinco caminhadas por semana de 30 a 50 minutos cada.
Com relação a alimentação, o ideal é consumir apenas cinco gramas/dia de sal. Em uma casa com quatro pessoas, o pacote de um quilo de sal deve durar 50 dias ou mais para a família que se alimenta exclusivamente com comida caseira. Deve-se ter cuidado ainda com alimentos industrializados e de padarias, além de preferir sempre frutas, hortaliças, laticínios de baixo teor de gordura, cereais integrais, frango e peixe. É recomendado também a redução do consumo de carnes vermelhas, doces e bebidas com açúcar e/ou alcoólicas.
Controlar o peso também pode favorecer na prevenção. A cada 5% de perda de peso significa uma queda de 20% a 30% na pressão arterial. Manter o IMC (Índice de Massa Corporal = Peso / (Altura)²) abaixo de 25 kg/m² até os 65 anos e abaixo de 27 kg/m² após os 65 anos também é uma recomendação.
Dia 26 de abril pode ser hoje, estar próximo, ou até já ter passado, mas os seus hábitos de sempre aferir a pressão e tomar medidas preventivas devem fazer parte de sua rotina para uma melhor qualidade de vida.
Matéria desenvolvida com a contribuição do médico da Santa Casa de Misericórdia de Itapira: Dr. João Carlos de Oliveira – CRM 21.590